Liloca

Biografia de Liloca

Luisa Zelia Madade, mais conhecida pelo seu pseudonimo Liloca, nasceu aos 29 de Abril de 1985, na cidade de Tete (Moçambique).

Licenciada em Direito, pelo Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTM), e é uma das referências na música moçambicana.

O gosto pela dança marcou a sua infância,  Liloca iniciou a sua carreira como dançarina ainda no ensino primário, mais tarde envolveu-se em vários grupos de dança, mas preferiu fundar a academia “Sweet Dance”, um espaço que gerou vários bailarinos e grupos de dança, em Moçambique.

Entre 2004 e 2006, na qualidade de bailarina, trabalhou com MC Roger, uma outra referência na música moçambicana, durante aquele período, ela atuou em grandes palcos. Porém, em 2006, decidiu unir a dança e a voz, tornando-se cantora.


Sob desconfiança das suas capacidades de pessoas próximas e não só, Liloca estreou-se no mundo musical, com a faixa “Como Ela Dança”.

Num momento em que Maputo confrontava-se com um fenómeno de roubos em residências e nas ruas, Liloca lançou a música “Muyive” (ladrão), na qual apelava o fim dos roubos. A faixa foi cantada em xangana, uma língua bantu falada no sul de Moçambique.

Com aquela faixa, a cantora ganhou o prémio de “Melhor Música Revelação”, em 2007, no prestigiado concurso musical “Ngoma”, promovido pela Rádio Moçambique, e no mesmo ano, lançou o seu primeiro álbum, intitulado “Tic Tac é Meu Style”, e daí nunca mais parou.

Em 2010, a artista exibiu as suas habilidades de dança, no concurso “Dança dos Artistas”, onde conquistou o primeiro lugar, ou seja, Liloca facturou 500 mil Meticais, e a este prémio juntaram-se outros quatro, arrecadados em várias categorias, no “Mozambique Music Awards”, nos anos seguintes.

Em 2015, Liloca tornou-se na primeira cantora moçambicana a ser inclusa na comitiva presidencial para uma visita de Estado a um país estrangeiro, onde teve como destino Portugal. Em 2016, a artista celebrou 10 anos de carreira musical.

CLIQUE AQUI PARA VER TODOS OS TRABALHOS DA ARTISTA!

7,756 total views, 150 views today

Written by